Hoje vim compartilhar um trabalho desenvolvido na disciplina de Informática aplicada à Arquitetura III [4º período/2010-UFG] a respeito do desenvolvimento de protótipos 3D...! Esse trabalho foi feito em dupla... Geovanna Messias e Maria Natália Alcântara!
Atualmente,
o ramo da construção civil vem tomando grandes proporções. A procura, criação e
execução por novas idéias configuradas em novos locais de convivência estão
fazendo com que seja cada vez mais necessária uma boa representação de como é
estar em determinado espaço apenas imaginado. Para isso, é de grande
importância o desenvolvimento de protótipos, ou seja, de representação, em três
dimensões; a representação de cortes, plantas e fachadas, representadas de
acordo com as normas, não são o suficiente para o entendimento de execução de
uma obra. A criação de uma vista colocada no papel dará uma noção daquilo que
poderá, futuramente, ser visto e vivido.
Para
tanto, existem muitas opções de softwares para desenvolvimento dessas
perspectivas. O mais utilizado atualmente, o Google SketchUp, possui (apenas no
site de downloads Baixaki) mais de um milhão de downloads de sua versão
gratuita. Mas apenas este programa não será necessário para a completa
demonstração de uma construção. Foram criados, então, outros softwares,
utilizados como saída para quem por uma ou outra razão não esteja à vontade com
o uso do SketchUp.
Após
uma cuidadosa pesquisa e análise de vários softwares gratuitos, escolhemos o 3D
Home Architect Design, em conjunto com a Casa de Carapicuíba, do grupo SPBR.
Entretanto, devido à algumas limitações do software, fez-se necessária a troca,
tanto de projeto quanto de programa. Falaremos, então, neste trabalho sobre o
SWEET HOME 3D, software de uso livre, mostrando seu uso relacionado com a
representação de um novo projeto escolhido (Ponto de Leitura – URDI
Arquitetura).
Introdução do Software 3D Home Architect
Design Suite Deluxe 8
Foi
introduzido na década de 1990 por Broderbund. Era uma versão reduzida do
software profissional Chief Architect,
desenvolvido pela Advanced Technology Relacional (ART), Inc . Depois da
versão 4.0 o acordo entre a Broderbund e Inc. ART foi terminado e as versões 3D
Home Architect 5.0 e sucessores são fundamentados em um software profissional
Cadsoft Envisioneer.
Hoje, a plataforma é divida em
três frentes: Home and Landscape Design Suite, Home Design Deluxe,
and Landscape Design Deluxe. Home Design Deluxe simula projetos de
casas, o Landscape Design Deluxe simula projetos paisagísticos, e o Home and
Landscape Design Suite simula os dois.
Apresentação do Software 3D Home Architect
Design Suite Deluxe 8
Ao iniciar o software, abre uma
janela: “House Builder Wizard”. Com alguns ajustes proporcionados dentro dessa
ferramenta, já é possível visualizar o modelo em 3D em questão de pouquíssimo
tempo.
Na parte superior do programa existem
quatro abas: edifício, interior, paisagismo, terreno. Ao clicar em uma delas,
terá ferramentas específicas do ramo de cada uma delas. Na aba edifício, por
exemplo, a ferramenta parede é bem simples, basta clicar e ir desenhando
conforme a vontade e o programa já possuem espessuras pré-determinadas
facilitando o seu uso.
O programa em si possui várias ferramentas
que já vem pré-determinadas em valores. Ao mesmo tempo em que facilita, pode
também dificultar, pois não são todos os valores que podem ser alterados,
limitando um pouco o uso do programa. Um bom exemplo disso, é que o programa só
permite projetar até três pavimentos. Motivo esse que foi necessário trocar a
obra da análise. Foi escolhida a Casa Carapicuíba em São Paulo do Escritório
SPBR, mas devido à mesma possuir quatro pavimentos, ficou inviável a análise
dessa obra neste programa.
Então, a obra escolhida para análise é
o Ponto de Leitura em São Paulo do escritório URDI Arquitetura.
Percebe-se então que o software pode
ser usado por qualquer pessoa. Ele não exige que a pessoa tenha um conhecimento
mais aprofundado na área para que possa utilizar o programa, além de ser
totalmente gratuito.
O software não permite a alteração das
medidas dos objetos (portas, janelas, etc.) que são pre-dimensionados e
instalados junto com o programa. Em virtude dessas limitações foi necessária, a
troca do software analisado para o Sweet Home 3D.
·
Sweet Home 3D
O Sweet Home 3D é um projeto de software livre
voltado para a representação de casas, dando enfoque para seus elementos
básicos, como portas, janelas, paredes e mobiliário. É um programa muito
simples, com uma interface com ferramentas de fácil identificação e manuseio.
Disponível
em várias línguas diferentes, o software é paramétrico, no qual a visualização
em 3D é feita à medida que se modifica a planta. Com quatro janelas diferentes
(biblioteca de móveis, planta baixa, móveis utilizados e visualização 3D), o Sweet
Home 3D é disponível online, o que permite ao usuário desenvolver seu projeto
em qualquer lugar, desde que tenha em mãos seu arquivo, salvo no formato
“*.sh3d” .
-
FACILIDADES
Apesar
de ser um software de uso livre, o Sweet Home 3D dá ao usuário grande liberdade
para modificar os modelos existentes e importados. Entre os principais
benefícios do software estão:
§
Modificação
direta no tamanho do mobiliário.
§
Parametrização
§
Importação de
arquivos para a transposição e combinação com outros softwares de arquitetura.
§
Fácil localização
das ferramentas, que são de fácil manuseio.
- LIMITAÇÕES
§
Por ser um
software de uso simples, possui várias limitações. As principais encontradas
foram:
§
Imprecisão nas
dimensões de paredes. Não é possível a criação de uma parede com as medidas
exatas; na maioria das vezes faz-se necessário redimensionamento manual.
§
Por ser um
software relativamente novo, não há modelos 3D para o seu uso (como a grande
galeria disponibilizada para troca de modelos do Google, o 3D Warehouse).
§
Apesar de possuir
arquivos em comum com a importação do Google SketchUp, seus materiais não são
importados na íntegra, o que não permite o realismo quando as imagens são
renderizadas em seu render próprio (o único diretamente suportado).
§
Não possui ferramentas
fundamentais para a representação de projeto, como topografia e elementos
construtivos curvos.
- A TROCA DE PROJETO E DE SOFTWARE
Como já mencionado anteriormente, a
troca do edifício a ser representada fez-se necessário pelo tema abordado no
trabalho (a simplificação da representação arquitetônica por quem não tem o
conhecimento necessário). A casa principal do Ponto de Leitura, por ser um
projeto para execução modulada, em vários locais diferentes, foi melhor
adaptável ao software por possuir apenas planos e objetos mais simplificados.
Já a troca de software foi devido à
impossibilidade de redimensionamento de objetos no programa anteriormente
escolhido, o que limitaria ainda mais a execução de qualquer projeto escolhido.
Representação oficial – URDI Arquitetura
Representação
simplificada do projeto Ponto de Leitura
·
A
importância do arquiteto na concepção de um projeto
Infelizmente é muito comum ouvir
pessoas relacionando arquitetos apenas com questões estéticas. A arquitetura
vai muito além disso, envolve diversas áreas. Além do projeto arquitetônico em
si, o Arquiteto está apto a elaborar e gerenciar também os projetos de
instalação elétrica, hidráulica, esgoto, gás, estrutura e paisagismo.
Softwares estão sendo lançado dia após
dia e não necessariamente está sempre relacionado a evolução. Pode-se perceber
que programas que não requer do usuário um conhecimento mais aprofundado de
determinado assunto, tendem a ser de mais fácil utilização, proporcionando que
pessoas leigas os utilizem.
Algumas vezes esses softwares podem
atrapalhar o papel do arquiteto, porque devido a fácil utilização tende a fazer
com que qualquer pessoa dê uma de arquiteto e saia projetando a casa dos seus
sonhos sem levar em conta aspectos fundamentais na concepção de um projeto como
entorno, incidência solar, ventos predominantes, enfim, aspectos de influencia
sobre o projeto que o arquiteto adquire conhecimento durante sua formação.
O projeto arquitetônico é a base, o
fundamento para os projetos complementares posteriores que serão
indispensáveis. A junção desses projetos tem que ser pensado, criado e
concretizado de maneira clara, harmoniosa e segura para todos. Por isso a
importância de um profissional qualificado como o arquiteto na concepção de um
projeto.
·
Conclusão
Apesar de os softwares analisados
serem mais bem manuseados por quem entende de arquitetura, qualquer pessoa com
um computador é capaz de desenvolver um edifício trabalhando nesses programas,
tamanha é a sua facilidade de uso.
A participação do arquiteto numa obra
é, sem dúvida, a de maior importância. Entretanto, com o contínuo
desenvolvimento de softwares livres com a interface “faça você mesmo” e
“realize seus sonhos”, o arquiteto tem suas idéias cada vez mais abandonadas, já
que o cliente tem a possibilidade de fazer ele mesmo o que seria pensado,
criado e desenvolvido por um profissional qualificado para isso.
Muitos dos problemas que este cliente
poderá enfrentar, não só durante a obra como principalmente depois de sua execução,
sem dúvida poderia ser evitado com a contratação imediata de um profissional.
Referências bibliográficas:
Uso o 3D home V8. Temo em discordar sobre a implantação de mais de 3 pavimentos, é possível até fazer um edifício com ele. Medidas de portas e janelas podem ser alteradas também, usando as propriedades. As limitações são outras por ex; Fazer uma parede inclinada e planialtimétrico ideal. é possível também simular telhados embutidos, com apenas 1 água no percentual necessário, bem como outros truques que eu aprendi, quando um objeto não encaixa no local correto. Uma pena a versão de continuidade ser tão difícil de encontrar. adm.audaz@gmail.com para quem tiver informações e desejar compartilhar base de conhecimento.
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