Post sobre a ÚLTIMA etapa do terceiro trabalho de Introdução a Arquitetura I, [1º período/2010] na UFG. Disciplina ministrada pelos professores: Dr. José Artur D'Aló Frota e Dra. Eline Maria Moura Pereira Caixeta.
*-*
Trabalho feito em individual, composto por sete pranchas A3 [imagens abaixo] e maquete física.
O local onde o bar será implantado é bem favorável. A Faculdade de Artes Visuais e a Escola de Música e Artes Cênicas da UFG oferece um fluxo maior que o atual bar comporta, havendo assim uma necessidade de projetar um edifício que suporte a demanda de usuários atuais. Possibilitando também receber mais usuários posteriormente, pois a UFG está realizando vestibular no meio do ano, com alguns cursos, mas daqui a alguns anos a intenção é ter todos os cursos devido a isso aumentará consideravelmente o número de consumidores.
A proposta é que o lugar que seja referencia dentro do Campus. A passagem entre o EMAC e a FAV será reaberta possibilitando uma conexão entre as faculdades e o novo bar. O sistema estrutural do edifício será uma parte de concreto armado (que suporta grandes vãos, um fator determinante para a escolha) que será usado na parte da área de serviço, o outro sistema será a estrutura metálica para estruturar as fachadas envidraçadas, dando uma leveza maior ao projeto.
A cobertura será uma parte de telhado convencional escondido pela platibanda (elemento muito usado nas edificações do Campus) e a outra parte de telhado “verde” ajudando no clima, aproveitando a água, e auxiliando na estética, já que será uma parte visível ao público. O bar conta com um mezanino que servirá como um mirante já que está este está voltado para a fachada sul, onde possui uma vista magnífica da cidade. O espaço interno das mesas é dotado de um pé direito duplo. A área externa será para descanso e descontração, coberta por madeira dando uma ideia de um deck. A fachada oeste terá um brise soleil, para bloquear um pouco a incidência solar que é intensa na parte da tarde.
O plug que conectará a FAV/EMAC ao bar será feito pelo prolongamento da cobertura de platibanda que se funde ao prédio do EMAC. Isso possibilita a criação de uma passarela que sai do estacionamento e chega até a passarela existente. Essa nova passarela abrigará a exposição no decorrer do percurso.
Leveza e funcionalidade são características marcantes que se adequam ao programa solicitado para o projeto do novo bar.
Enfim... é isso ai... qualquer dúvida estou a disposição.
Anão, que orgulho! Ficou muito boooom!
ResponderExcluirDepois vc faz o bar daqui de casa,ok? kkkkkkkkkkkkk
Com tooodaas as dedicatorias possiveis, ficou um sucesso. Meesmo! Me orgulha! Meeus Parabens! E posso garantir que de bar... vc tá entendendo! haha
ResponderExcluirum beeeijo. ;*
Maria Natália,
ResponderExcluirA planta ficou maravilhosa! E bem explicativa até para pessoas leigas no assunto como eu.
Apesar de profunda admiradora de arquitetura não tenho conhecimento técnico e só de ver a gente percebe que ficou uma maravilha.
Parabéns! Você com certeza será uma arquiteta de sucesso! ;)