Olá leitores...!
O post de hoje é sobre um trabalho da disciplina de Mobilidade e Acessibilidade Urbana [3º período/2010-UFG], na verdade essa não é uma disciplina do curriculum do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Goiás... Ela é uma disciplina de Núcleo Livre... o que significa que qualquer pessoa de qualquer curso da UFG pode matricular na disciplina... embora a maioria que fez a disciplina comigo fosse do nosso curso de AU mesmo...!
Então... esse trabalho foi feito em equipe de três... Geovanna Messias, Isabella Brito e eu (Maria Natália Alcãntara)... todas minhas colegas de curso!
O trabalho consistia em analisar uma edificação de uso público, com relação à acessibilidade, no âmbito da legislação federal e da NBR9050. Escolhemos o Paço Municipal.
Segue as pranchas, impressas em formato A1 (clique nas imagens para visualizar melhor):
Lembro como se fosse ontem a nossa visita ao Paço... foi uma aventura e tanto...! Pegamos um ônibus [263] do Campus II com destino a Praça da Bíblia... E de lá entramos em outro ônibus que eu não me lembro qual era exatamente... mas era o único que ia para as redondezas do Paço... Tivemos que descer de um lado da BR-153... e atravessá-la... hahahaha... porque a prefeitura é do outro lado e onibus não para do outro lado...! Então é aquela coisa... se você quer visitar o Paço... o carro é o meio mais seguro de se chegar até lá...! Que acessibilidade hein?
Mas esse não foi o único problema... vários outros foram encontrados... uso de piso tátil erroneamente... rebaixo no meio fio totalmente mal construído... e mais um monte de outros que descrevemos no trabalho...!
Por hoje é só...!
Até a próxima...!
Beijos
;*
E depois ficam fazendo demagogia na TV falando de inclusão!
ResponderExcluirEles não dão as mínimas condições nem para quem não tem necessidades especiais, imagina para os portadores!
Parabéns por chamar atenção a este caso e torná-lo público!
Hoje temos vários meios de nos fazermos ouvidos. Não podemos nos calar diante de coisas erradas, pois temos todas as ferramentas necessárias para tentar solucionar este tipo de questão.
Parabéns!