O post hoje é de mais um trabalho da disciplina de Mobilidade e Acessibilidade Urbana [3ºperíodo/2010-UFG].... como ja falei no post anterior é uma disciplina de Núcleo Livre... ou seja... não está na grade curricular do curso de AU na UFG...! Esse trabalho também foi feito em equipe de três pessoas... no caso... o mesmo grupo do trabalho passado (Geovanna Messias, Isabella Britto e Maria Natália) o mesmo edifício... só que dessa vez com uma análise englobando a mobilidade urbana...!
Esse trabalho teve como foco analisar a mobilidade das pessoas em uma área da cidade, com foco nos modos de transporte: pedestres, ciclistas, usuários de TC (transporte coletivo) e de automóveis. No caso o edifício permaneceu o mesmo só que com uma análise diferente.
Segue as pranchas impressas em formato A1 (clique nas imagens para visualizar melhor):
Um dos quesitos que acho importante destacar e acho que não estará tão legível nas pranchas é Sinalização viária e para pedestres:
A Sinalização para pedestres e veículos é praticamente inexistente, causando vários conflitos e acidentes entre veículos e pedestres.
BR-153
sem sinalização e às escuras
O Popular - 15/09/2009
“A
sinalização horizontal, que são as faixas pintadas no asfalto, praticamente
some nas proximidades do viaduto da Avenida Anhanguera, na Vila Morais. O
problema continua até o fim do trecho urbano da rodovia no sentido
Goiânia/Aparecida. A falta de lâmpadas em funcionamento é verificada a partir
das proximidades do Paço Municipal e prossegue até onde acaba o trecho urbano
de Aparecida. O mestre de obras Antônio Pereira, de 51 anos, mora no Setor Veiga
Jardim e passa pela rodovia federal diariamente. Ele diz que perde facilmente a
noção de espaço por conta da falta de sinalização horizontal ao longo da
pista.”
Disponível
em:
Outro ponto que cabe destacar são:
Locais
críticos de acidentes e conflitos veículos x pedestres
O
local critico é a BR-153. Por ser uma via expressa, a passagem de veículos é
constante e em alta velocidade.
Devido a isso, o risco de acidentes aumenta,
pois os pedestres que precisam atravessar a via para chegar ao Paço Municipal tem
que ser rápidos.
Área
urbana da BR-153 já registra 4 mortes
por Wanessa Rodrigues
terça-feira,
27 de abril de 2010, 01:00
“O número de mortes por atropelamento no perímetro
urbano da BR-153 em Goiânia já equivale a 67% do total registrado em todo o ano
passado. Conforme dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), de janeiro e até o
último final de semana foram contabilizadas 11 acidentes que resultaram em
quatro mortes e 12 feridos. Em 2009, foram 36 acidentes, seis mortes e 40
feridos. Para a PRF, o número insuficiente de passarelas e a imprudência de
motoristas e pedestres são os principais motivos para esse tipo de ocorrência.”
“Dnit tem projeto para
construir 11 passarelas
Em nota, o Dnit-GO/DF informa que existe um
projeto para instalação de 11 passarelas no perímetro urbano da BR-153, mas que
a solução definitiva para o alto número de acidentes ocorridos neste segmento
está, primeiro, na construção do Viaduto da Manuela, em Aparecida de Goiânia.
Segundo o órgão, a obra já teve licitação concluída, principalmente na
conclusão do anel viário noroeste, que vai desviar a BR-153, tirando-a de
dentro de Goiânia e de Aparecida de Goiânia.
Com o novo traçado, informa o Dnit, a BR-153
sofrerá um desvio na altura do condomínio Aldeia do Vale, passará próximo a
Senador Canedo, e voltará ao traçado original em Aparecida de Goiânia, próximo
à Mabel. Esse projeto já existe e está sendo viabilizado pelo DNIT.
Somente da última sexta-feira até domingo
passado, três pessoas morreram ao tentar atravessar a BR-153 no trecho que
corta a Capital. Em um dos casos, Odeilde Ferreira Conceição, de 52 anos, e a
amiga, Rita Rodrigues Xavier, 74, foram atropeladas por uma caminhonete Ford
F-250 ao tentar atravessar em local proibido. Elas estavam indo ao Paço
Municipal de Goiânia, que fica às margens da rodovia. As duas tiveram
ferimentos graves e morreram no local.”
Disponível em: http://www.ohoje.com.br/cidades/27-04-2010-area-urbana-da-br-153-ja-registra-4-mortes/
Referências
Bibliográficas:
Acesso
em: Junho de 2010.
http://www.ohoje.com.br/cidades/27-04-2010-area-urbana-da-br-153-ja-registra-4-mortes/ Acesso
em Junho de 2010.
http://www.mp.go.gov.br/portalweb/conteudo.jsp?page=11&pageLink=1&conteudo=noticia/49255edc83d50f45d3b31c654d01e1ed.html
Acesso em Junho de 2010.
Acesso
em Junho de 2010.
Parabéns pelo trabalho! Tema muito relevante!!!
ResponderExcluir